A cidade mais antiga do mundo

Jericó

10.000 anos de Idade

Visitar a Terra Santa é um grande sonho para muitos cristãos – mas não só para eles: Jerusalém e arredores (incluindo territórios pertencentes à Palestina, como Jericó a cidade mais antiga do mundo) são locais sagrados também para o Judaísmo e o Islamismo, o que torna a região importante para muita gente no mundo.

Jericó faz parte do roteiro religioso dos arredores de Jerusalém; a cidade fica na Cisjordânia e, se você está de viagem marcada para lá, com certeza é um destino que não pode (e não deve!) ficar de fora do seu roteiro.

Fonte: Turista Profissional

BREVE HISTÓRIA DE JERICÓ

Segundo o Antigo Testamento da Bíblia, Jericó, na antiga Cannaã, era uma cidade habitada por população de costumes, cultura e religião diferentes do povo de Moisés. Mas o povo de Deus, na época, acreditava que ela era a Terra Prometida, por ser uma espécie de oásis no meio do deserto.

A população de Jericó plantava, colhia e criava animais – foi o que descobriu a arqueologia, através dos vestígios encontrados nas ruínas -, numa época em que muitos povos ainda eram nômades, vivendo apenas do que caçavam e coletavam, num constante movimento sazonal.

Estamos falando de muuuuuito tempo atrás. A Ciência calcula que a cidade de Jericó tenha surgido há cerca de 10.000 a.C., o que a faz beeeeem antiga. Por isso, ela é tida ainda como a cidade mais antiga do mundo.

 

Fonte: Turista Profissional

Como era a vida em Jericó

Sobre como viviam os habitantes, há especulações no campo da Ciência, feitas através de análises de tudo o que foi encontrado no sítio arqueológico. Todavia, não há registro escrito pelo povo de lá (na época da narrativa do Antigo Testamento), porque Jericó é mais antiga que a escrita.

Tudo o que se sabe, historicamente falando, é resultado do estudo arqueológico lá desenvolvido.

Através desse estudo, chegou-se à conclusão de que Jericó era uma cidade civilizada, porque os muros que cercavam a antiga cidade e a enorme torre de pedra são sinais explícitos de que os habitantes trabalhavam em equipe, buscando alcançar seu objetivo: defender a cidade. E trabalhar coletivamente é um sinal de civilização, óbvio.

Fonte: Turista Profissional

SAIBA MAIS

A

Claro que, tendo crenças diferentes do que pregavam os descendentes de Moisés, seus costumes e cultura deviam também ser bastante diferentes.

Como escrevi anteriormente, não há muitos registros históricos da cidade em si, só o que descobriram os arqueólogos e paleontólogos, analisando o sítio arqueológico e os objetos encontrados lá. O registro comum, quando se pesquisa a cidade mais antiga do mundo, é o registro bíblico.

E o registro bíblico, no Antigo Testamento, é o da batalha de Jericó: diz que Josué levou seu exército e passou sete dias e sete noites fazendo um cerco às muralhas (o cerco de Jericó). No sétimo dia, o povo de Deus tocou sete trombetas, e depois todos gritaram juntos. E a grande muralha despencou.

Josué e seu povo tomaram a cidade, queimaram tudo e levaram as riquezas, em nome de Deus. Se quiser mais detalhes, leia o livro de Josué, capítulo VI.

Fonte: Turista Profissional

JERICÓ E O NOVO TESTAMENTO

Mas essa é a Jericó mais antiga, da época de Josué. A Jericó da época de Jesus traz outras histórias: de cura, de vida, de amor.

Foi lá que Jesus curou Bartimeu, o cego de Jericó.

Foi lá também que Zaqueu, o baixinho, subiu numa árvore para ver a passagem de Jesus. Zaqueu era um cobrador de impostos, homem rico, mas era um cego espiritual.

Quando subiu na árvore e Jesus o viu, chamou-o e foi para sua casa. Zaqueu, então, passou a enxergar com os olhos da alma.

Lembram-se da música?

“Como Zaqueu, quero subir
o mais alto que eu puder,
só para te ver, olhar para ti
e chamar sua atenção para mim…”

E sabe o que é mais interessante? A ÁRVORE AINDA EXISTE! Sim, a árvore está lá (o tronco dela), cercada e protegida.

Foi de lá também que Jesus saiu peregrinando, a caminho de Jerusalém, nos seus últimos dias caminhando sobre a Terra.

Onde fica Jericó?

Jericó encontra-se a aproximadamente 13 km a nordeste do Mar Morto e a aproximadamente 30 km de Jerusalém. O Google não indica o caminho.

Situada às margens do Rio Jordão, próxima a Judá, a cidade mais antiga do mundo é hoje a região habitada de mais baixa altitude na Terra, pois fica a cerca de 250 m abaixo do nível do Mar Mediterrâneo.

Fonte: Turista Profissional

Contato

Contate-nos

pt Portuguese
X