Halfeti

Gaziantep

História e Cultura

Gaziantep é uma cidade localizada na região da Anatólia,no Sudeste da Turquia. Abrigando inúmeras obras, atrai muitos visitantes curiosos pela sua história e cultura.

Gaziantep tem sido um centro importante para todos os estados estabelecidos na Anatólia ao longo da história. Foi uma cidade de fronteira durante o Império Romano. Quando o império foi dividido em 395, permaneceu no leste de Roma. Depois que o Islã começou a se espalhar, passou para as mãos dos abássidas.

Gaziantep e seus arredores ficaram sob a soberania dos turcos no ano de 1067, ficando dentro das fronteiras do estado seljúcida da Anatólia.Foi invadida pelos mongóis em meados do século XIII. Foi salva da invasão pelo estado mameluco.

A estabilidade na região foi alcançada com a chegada da administração otomana. Embora tenha sido ocupada após a Primeira Guerra Mundial,  se juntou ao território turco após a grande guerra.

Fonte: TRT Potuguês

UMA HISTÓRIA DIFERENTE - LEIA MAIS

Gaziantep tem uma história onde diferentes civilizações e culturas se unem e se sintetizam. É possível ver os traços e obras das sociedades que vivem na região desde os tempos mais antigos. 

Localizada na histórica Rota da Seda, tornou-se um destino popular para as civilizações. manteve seu estatuto de centro de cultura e comércio em todos os períodos. A diversidade de monumentos históricos em Gaziantep é uma indicação da riqueza cultural da cidade.

Gaziantep é um dos lugares mais importantes para se ver. O Castelo de Gaziantep, datado do século II, é um dos mais magníficos fortes da Anatólia. Existem fortalezas como o Castelo Arabe, Rumkale e o Castelo de Tilbaşar que foram construídos há centenas de anos.

Existem três monumentos monumentais romanos no distrito árabe de Gaziantep, que são exclusivos da arquitetura monumental pertencentes aos mausoléus da Anatólia.

Durante o período otomano, as igrejas serviram aos cidadãos não-muçulmanos que moram na cidade e realizaram tarefas importantes para determinar o caráter da cidade devido ao seu efeito coletor e sua localização. A Igreja de Kendirli,a Igreja de Saint Bedros, a Igreja de Nizip Fevkani são algumas das igrejas da cidade.

crescimento de Atenas deveu-se muito a sua localização estratégica para o comércio marítimo. O enriquecimento de comerciantes na região fez crescer o poder político e econômico de Atenas. Por conta disso a aristocracia ateniense viu-se pressionada. A democracia ateniense surgiu como forma de garantir certa participação política dos cidadãos e para que os eupátridas não fossem os únicos a tomar decisões referentes à coisa pública. Este sistema trouxe garantias, mas também incertezas. A solução encontrada foi promover uma estratégia que pudesse afastar aqueles que representavam ameaça a unidade ateniense. O ostracismo era uma forma de exílio que afastava por dez anos os indivíduos considerados perigosos. Esta foi uma estratégia que evitou guerras e conflitos internos.

Fonte: TRT Português

Conheça Mais

A mesquita Ali Nacar, a mesquita Omeriye, a mesquita Sheikh Fethullah e seu complexo, a mesquita Eyupoglu, a mesquita Alaybey, a mesquita Shirvani do século XVII, a mesquita Kurtuluş, são importantes mesquitas da cidade, construídas no início dos anos 1200.

Fonte: TRT Português

AS VÁRIAS MESQUITAS DE GAZIANTEP. LEIA...

A mesquita Ali Nacar, a mesquita Omeriye, a mesquita Sheikh Fethullah e seu complexo, a mesquita Eyupoglu, a mesquita Alaybey, a mesquita Shirvani do século XVII, a mesquita Kurtuluş, são importantes mesquitas da cidade, construídas no início dos anos 1200.

Há muitas pousadas em Gaziantep que têm um lugar importante na arquitetura civil seljúcida e otomana. Hısva Han, Anadolu Han, Bayaz Han, Budeyri Han, Buğday Han, Gumruk Han, Şeker Han, Tuz Han, Tabaco Han, por centenas de anos, serviram as caravanas para o comércio, em que os passageiros puderam passar a noite de forma confortável e segura. Também serviu como um centro comercial onde mercadorias de terras distantes eram comercializadas.

Alguns dos banhos, que são importantes edifícios da arquitetura otomana, ainda estão em uso em Gaziantep.

Um dos lugares mais importantes para se visitar em Gaziantep é a antiga cidade de Zeugma. A cidade fica a 10 km do distrito de Nizip.

A cidade foi fundada por Selevkos Nikator I, um dos generais de Alexandre, o Grande, em 300 a.C. Os magníficos mosaicos que adornam os edifícios deixaram para trás os exemplos de beleza para o mundo.

Os mosaicos descobertos durante escavações em apenas uma parte da região mostram que Zeugma é uma cidade repleta de mosaicos.

Os artefatos da antiga cidade de Zeugma estão em exposição no Museu do Mosaico de Gaziantep, um dos museus mais importantes do mundo. O mundialmente famoso mosaico “A garota cigana” também é exibido aqui.

Gaziantep hospeda centenas de milhares de turistas locais e estrangeiros todos os anos. Se você for à cidade, recomendamos visitar as Casas Antep restauradas e comprar produtos artesanais locais como talheres, cobre, incrustações de madrepérola, o yemenicilik e degustar o café local, o Menengiç.

Fonte: TRT Português

Contato

Contate-nos

pt Portuguese
X